sábado, 1 de novembro de 2008

Rússia aumenta esforço para cumprir acordo de Kyoto

A Rússia está aumentando seus esforços para cumprir o tratado climático de Kyoto, apresentando dezenas de projetos de alianças empresariais e negociando uma maior cooperação com outros países, declarou o vice-ministro para o Desenvolvimento Econômico, Andrei Sharonov.

"O Protocolo de Kyoto já registra 29 projetos de companhias russas, que permitem a outros países investir nos esforços das empresas da Rússia para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa", disse no final de semana Sharonov, que foi citado pela agência russa RIA Novosti.

A Rússia pretende reduzir suas emissões de gases nos próximos cinco anos em 300 milhões de toneladas, acrescentou o vice-ministro ao considerar que, no entanto, para alcançar este objetivo, "serão necessários muitos projetos". "Apesar das previsões mais otimistas de desenvolvimento econômico, não nos situaremos a um nível superior ao de 1990, que é nossa obrigação, tal como está estipulado no Protocolo de Kyoto", acrescentou.

O Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em fevereiro de 2005, depois que Moscou o assinou em novembro de 2004, compromete as nações industrializadas a reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa entre 2008 e 2012.

Nenhum comentário: